10 Maiores Riffs de Guitarra Segundo o uDiscover Music

Se você curte guitarra, sabe que os riffs icônicos são a alma de muitas das suas músicas favoritas. Nesse artigo, veremos os 10 maiores riffs de guitarra segundo o site uDiscover Music.

Se você curte guitarra, sabe que os riffs icônicos são a alma de muitas das suas músicas favoritas. Desde os primeiros acordes distorcidos até os poderosos solos que ecoam pelos estádios, os riffs de guitarra têm o poder de capturar nossa atenção. E quando se trata dos maiores riffs de todos os tempos, o site uDiscover Music (clique aqui e confira a lista completa no site) compilou uma lista que é uma verdadeira celebração da maestria e da influência dessas linhas de guitarra inesquecíveis.

Nesse artigo, veremos os 10 maiores riffs de guitarra segundo o site, por isso, prepare-se para uma viagem pelas notas das guitarras. Lembrando que essa lista foi criada pelo uDiscover Music e não reflete, necessariamente, minha opinião.

Banner do Amazon Music Unlimited Plano Família no tamanho 730x100

10 – The Kinks: You Really Got Me (1964)

Após algum tempo sem sucesso, a banda londrina, The Kinks, estava sob pressão para entregar um sucesso, e eles o conseguiram de forma incrível em 1964 com “You Really Got Me”. A melodia foi escrita pelo vocalista Ray Davies quando ele estava brincando no piano em casa; já o riff, foi criado pelo guitarrista Dave Davies quando ele mexia na distorção do amplificador, criando o famoso som da música.

9 – ZZ Top: La Grange (1973)

Criado pelo lendário guitarrista Billy Gibbons, esse riff é uma amostra perfeita da habilidade do ZZ Top em criar algo poderoso e envolvente com apenas alguns acordes simples. Com um som hipnótico e irresistível, o riff de “La Grange” é uma bela apresentação para a banda texana. A canção foi inspirada no bordel Chicken Ranch que existiu de 1905 a 1973 fora de La Grange, Texas, e que é tema do filme The Best Little Whorehouse in Texas.

8 – The Jimi Hendrix Experience: Purple Haze (1967)

Criado pelo próprio Jimi Hendrix, esse riff é um testemunho da genialidade e inovação do icônico guitarrista. Com sua combinação única de distorção, uso de feedback e técnicas inovadoras de guitarra, o riff de “Purple Haze” transcende os limites do rock, levando os ouvintes a uma viagem psicodélica. Toda a habilidade e imaginação de Hendrix se uniram no riff pentatônico menor de “Purple Haze”, uma música que, segundo ele, disse ter chegado a ele em um sonho depois de ter lido um romance de ficção científica.

Banner do Amazon Prime no tamanho 320x100

7 – Led Zeppelin: Whole Lotta Love (1969)

Alguns podem colocar “Stairway to Heaven” na lista, mas parece que a história escolheu “Whole Lotta Love” como o maior riff de guitarra do Led Zeppelin. Esse emblemático riff, criado pelo lendário guitarrista Jimmy Page, encapsula perfeitamente a fusão de blues, rock e psicodelia que caracterizou o som distintivo do Led Zeppelin.

6 – Link Wray: Rumble (1958)

Link Wray, um nativo americano de ascendência shawnee, estava procurando por um som único que refletisse sua herança e suas experiências de vida. Inspirado pelo som distinto das vozes e ritmos das cerimônias nativas americanas, bem como pelo som de guitarra carregada de distorção, Wray buscou criar algo que capturasse essa intensidade e vitalidade.

O resultado foi o icônico riff de “Rumble”, um som único na época por carregar um distorção pesada, algo que definiu o rock dali em diante. Até Bob Dylan se rendeu a essa música, falando que “é o melhor instrumental de todos”.

5 – Guns N’ Roses: Sweet Child O’ Mine (1988)

O inconfundível riff de “Sweet Child O’ Mine” do Guns N’ Roses, lançado em 1988, nasceu de uma sessão de improvisação durante os ensaios da banda. Slash estava simplesmente brincando com sua guitarra quando criou aqueles acordes que viriam a definir o som da banda. “Em uma hora, meu exercício de guitarra se tornou outra coisa”, explicou Slash em sua autobiografia.

Banner do Amazon Music Unlimited Plano Individual no tamanho 730x100

4 – Deep Purple: Smoke On The Water (1972)

“Smoke On The Water”, lançado em 1972, é uma história de tragédia que se transformou em um dos riffs mais reconhecíveis e influentes da história do rock. A música surgiu de uma experiência traumática: um incêndio que destruiu o Montreux Casino durante um show do Frank Zappa. O guitarrista do Deep Purple, Ritchie Blackmore, testemunhou o incêndio e foi inspirado a escrever um riff que capturasse a atmosfera sombria e o caos daquela noite.

3 – The Rolling Stones: (I Can’t Get No) Satisfaction (1965)

O grande guitarrista Keith Richards acordou no meio da noite com uma melodia em sua cabeça. Ele rapidamente pegou sua guitarra e gravou o riff em um gravador antes que a inspiração escapasse.

A simplicidade desse riff foi sua marca registrada desde o início. Inspirado por artistas do blues e do R&B, Richards procurou criar algo cativante e irresistível. O resultado foi um riff que se tornou instantaneamente reconhecível em todo o mundo e transformando : (I Can’t Get No) Satisfaction no hino dos Stones.

2 – Chuck Berry: Johnny B Goode (1958)

Essa música de Chuck Berry é sobre um garoto country que pode tocar guitarra “como tocar um sino”, se tornou um marco na história do rock. A inspiração para o riff de “Johnny B. Goode” veio de várias fontes. Berry queria capturar a energia pulsante do rock ‘n’ roll emergente, ao mesmo tempo em que homenageava sua própria história e raízes musicais.

1 – Nirvana: Smells Like Teen Spirit (1991)

Mesmo 30 anos após seu lançamento, Smells Like Teen Spirit define o Nirvana. Criado por Kurt Cobain durante uma sessão de ensaio casual, o riff deste hino do surgiu de forma natural e mostrou ao mundo o poder do grunge. Kurt queria escrever algo no estilo dos Pixies. À revista Rolling Stone em 1994, ele disse: “Eu estava basicamente tentando arrancar os Pixies. Tenho que admitir.”


Diz aí nos comentários se você concorda com a lista, se outros riffs deveriam estar nesse top 10 ou quais não deveriam estar. Depois criar outra lista dos meus riff de guitarra preferidos.

Banner do Amazon Music Unlimited Plano Família no tamanho 730x100

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *