Menu
Eva: De Apocalipse Nuclear a Hit do Carnaval
A música que embala carnavais há décadas começou como uma canção italiana sobre o fim do mundo. A incrível jornada de Eva até virar hit do axé brasileiro.

Conteúdo
Imagine só: uma música que fala sobre o fim do planeta provocado por um holocausto nuclear, criada por um italiano, ganha uma versão brasileira em plena a explosão do rock dos anos 80 e que estoura mesmo com uma banda de axé!
Muita loucura, né? Vamos falar nesse artigo da música “Eva”, sucesso que embala carnavais há anos.

O Começo do “Final da odisseia terrestre”
A música, com claras inspirações bíblicas, foi escrita por Umberto Tozzi e Giancarlo Bigazzi em 1982. Umberto já tinha uma carreira muito bem sucedida, tendo alcançado um bom sucesso mundial em 1977 com a música “Ti amo”.
Nesse apocalipse nuclear, que daria origem a um novo gênesis, o autor (o novo Adão), foge do planeta terra condenado na “última astronave” com Eva.
É importante falar que essa música foi escrita ainda num contexto de guerra fria onde o risco dos EUA e da União Soviética explodirem o mundo em uma guerra nuclear era enorme. Umberto se inspirou nesse contexto para contar a fuga de um casal pronto para colonizar um novo planeta.
Toda a Terra reduzida a nada, nada mais
E minha vida é um flash (flash)
De controles, botões anti-atômicosEva – Rádio Táxi
A Versão Brasileira da Banda Rádio Taxi
Rádio Taxi surge em 1981, formado por ex-membros do Tutti Frutti, banda que acompanhou Rita Lee na década de 70. Em 82, lançam o primeiro álbum com o sucesso “Garota Dourada”, tema do filme Menino do Rio (1982). Outras músicas do disco também foram sucesso, graças a inclusão em novelas da Globo.

A versão de “Eva” surge no segundo disco da banda em 1983 e é praticamente uma tradução literal. Poucas mudanças foram feitas (confira as mudanças aqui) e a canção ficou muito próxima da versão italiana. A banda ainda adicionou o clássico solo de guitarra na introdução, coisa que não existia na original.
A “Eva” da Banda Eva: Axé e Apocalipse Nuclear
A Banda Eva só foi ser “banda” em 1993, antes disso, era o “Bloco Eva”, um bloco muito famoso do carnaval de salvador. Antes de Ivete Sangalo se tornar a voz da banda, Durval Lélys (Asa de Águia), Luiz Caldas, Daniela Mercury, entre outros, participaram do bloco. Ainda nos anos 80, a banda já incluía Eva em seu repertório (provavelmente pelo nome da música, igual ao do Bloco).
A Banda Eva com Ivete, já era um grande sucesso nos anos 90, graças ao “boom” do Axé, contudo, não tinham gravado a música em nenhum álbum. Foi somente em 1997, no álbum “Banda Eva Ao Vivo” que aconteceu a gravação. E não deu outra: o álbum vendeu igual água, se tornando um dos mais vendidos da música brasileira, com mais de 2 milhões de cópias. O “Ao Vivo”consolidou a Banda Eva como uma das principais forças do axé. Vale lembrar que a banda, ao longo de sua trajetória, vendeu mais de 6 milhões de álbuns, sendo ‘Eva’ uma das faixas mais executadas.
Provavelmente, se você não cresceu nos anos 80, conheceu a música Eva pela voz de Ivete Sangalo. É o meu caso. E apesar do axé não ser meu gênero favorito, tenho carinho por essa época (a velha memória afetiva). Confesso que demorei pra entender do que se trata a música (eu era criança, dá um desconto!). E só fui saber que era um cover da Rádio Táxi bem depois.
Até por que, eu não esperava uma música que fala de bomba nuclear em algo que tocava em festas e micaretas. É difícil entender até hoje!
Sim, a maior música do axé é um cover de uma versão de um italiano falando sobre o fim do mundo e um casal fugindo dele! Só o nosso Brasilzão pra proporcionar isso: dançar e pular com uma canção do fim dos tempos.