Eagles: Além de Hotel California

Você já ouviu falar dos Eagles? Descubra os sucessos dos Eagles além da versão acústica de 'Hotel California'. Explore as ótimas músicas da banda dos anos 70 como 'Take it Easy', 'Desperado' e muito mais.

Você já ouviu falar dos Eagles? Talvez o nome não seja imediatamente reconhecível, mas tenho certeza de que você conhece a icônica “Hotel California”. Agora, imagine descobrir que essa lendária banda da Califórnia tem muito mais a oferecer do que apenas um sucesso. A banda surgiu em 1971, formada por Glenn Frey, Don Henley, Bernie Leadon e Randy Meisner.

A imagem mostra membros da banda de rock Eagles, que formaram a formação original. Eles são, da esquerda para a direita, Don Henley, Bernie Leadon, Randy Meisner e Glenn Frey. Eles estão agachados numa paisagem rural. A imagem serve para ilustrar o artigo Eagles: Além de Hotel California.
Formação original: Don Henley, Bernie Leadon, Randy Meisner e Glenn Frey

“Hotel California” foi gravada para o álbum de mesmo nome em 1976 e logo se tornou um grande sucesso, conquistando um disco de platina. Mas a versão que (provavelmente) a maioria dos brasileiros mais ouviu foi lançada em 1994.

Primeiro, vamos voltar a 1980. Nesse ano, as coisas não andavam bem entre os membros e, com isso, a banda acabou. Quando perguntado no mesmo ano sobre quando a banda voltaria, o baterista e vocalista Don Henley respondeu: “quando o inferno congelasse”. Parecia que o retorno da banda seria algo extremamente improvável.

O Inferno Congelou

Nada como o tempo para colocar as coisas no lugar e esfriar a cabeça. Em 1994, a MTV convidou a banda para gravar um especial, quase como um “MTV Unplugged”. O nome desse especial não poderia ser outro: “Hell Freezes Over” (O Inferno Congelou).

Esse especial foi responsável por trazer de volta a banda aos holofotes e “Hotel California” teve um papel importante nisso.

A Versão de “Hotel California”

Contei toda essa história para chegar à versão mais famosa dessa música e a mais conhecida aqui no Brasil. Essa versão acústica de “Hotel California”, com sua característica (e longa!) introdução, tornou-se uma música obrigatória nas playlists de flashback.

Confesso que, de tanto essa música tocar, tomei um certo ranço, e os Eagles não despertavam meu interesse. Talvez conhecer a banda por essa versão não seja o melhor caminho.

Banner do Amazon Music Unlimited Plano Família no tamanho 730x100

Um Rico Repertório

Passada a “quarentena” de “Hotel California”, tive a curiosidade de saber como era a versão original (na verdade, eu nem sabia que existia outra). A gravação original finalmente despertou meu interesse na banda, muito graças ao som dos anos 70, com aquele baixo característico e os ótimos solos na guitarra (e não no violão).

Se você ainda estiver preso nos longos 7 minutos da versão acústica, aqui estão outras músicas dos Eagles para conhecer melhor a banda:

“Take it Easy”

Essa canção foi paixão à primeira vista. Com uma harmonia simples e ótimos solos, “Take it Easy” é um ótimo exemplo do Country Rock, gênero que os Eagles ajudaram a formar. Lançada no álbum “Eagles” de 1972 e cantada por Glenn Frey, fala sobre desfrutar a vida e não se preocupar muito com os problemas.

“Peaceful Easy Feeling”

Música do mesmo álbum de 1972, traz os vocais de Glenn Frey numa canção bem calma (Peaceful). Nostálgica, ela fala sobre a sensação de paz e tranquilidade que uma pessoa encontra em um relacionamento especial. Destaque para o solo de Bernie Leadon que lembra bastante uma guitarra pedal steel característica do country.

“Tequila Sunrise”

A canção que descreve a melancolia de um relacionamento desmoronando ao amanhecer (Sunrise), com a metáfora de uma tequila representando uma nova esperança. Lançada no segundo álbum (“Desperado”) de 1973 e cantada por Glenn Frey.

“Desperado”

Do disco homônimo de 1973, traz a temática do velho oeste. Ela descreve um indivíduo que vive no limite da sociedade, representando um fora da lei. Traz o vocal de Don Henley com basicamente um piano acompanhando quase toda a música.

“The Best of My Love”

A balada suave do disco “On The Border” de 1974 explora os altos e baixos de um relacionamento, com o desejo de manter as lembranças mais preciosas do amor. A voz de Don Henley encaixou como uma luva nessa melodia, além dos vocais harmônicos da banda.

“Already Gone”

Também do álbum “On The Border”, essa música mais acelerada e com bons riffs de guitarra fala sobre seguir em frente após o fim de um relacionamento, com a resolução de não voltar atrás.

“Lyin’ Eyes”

Uma das minhas últimas descobertas e favoritas dos Eagles. Foi lançada em 1975 para o disco “One of These Nights”. Possui duas versões, uma de quatro minutos e outra de seis, e ao contrário de “Hotel California” do “Hell Freezes Over”, essa não cansa ;). Narra a história de uma mulher em busca de amor e aventura fora de seu casamento, enquanto esconde suas ações por trás de “olhos mentirosos”.

“New Kid in Town”

Do álbum “Hotel California” de 1976 e com vocais de Frey, essa balada expressa a sensação de ser substituído por uma nova pessoa em um relacionamento. Para a banda, essa música representava o temor de serem substituídos por uma nova banda.

“I Can’t Tell You Why”

Outra balada que expressa a confusão e a falta de respostas em um relacionamento que está se desgastando. É conhecida pela voz suave do baixista Timothy B. Schmit e pelas harmonias dos Eagles. Foi lançada no álbum “The Long Run” de 1979, último antes da banda acabar em 1980.

“How Long”

Lançada em 2007, para “Long Road Out of Eden”, primeiro disco de inéditas desde “The Long Run”, aborda a questão da traição em um relacionamento, com a letra expressando a dor de ser enganado. Foi escrita por John David Souther, parceiro de longa data da banda, em 1972. Durante os anos 1970 a banda tocou a música em shows, mas só a gravou em 2007.

Diz aí, você já conhecia os Eagles além de “Hotel California”? Coloque aí nos comentários qual é a sua música favorita da banda.

Banner do Amazon Music Unlimited Plano Individual no tamanho 730x100

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *