Os 9 Programas Mais Icônicos da MTV Brasil

Relembre alguns dos programas mais Icônicos da saudosa MTV Brasil que continuam na memória dos fãs.

A MTV Brasil foi um marco na TV brasileira. Apesar de nunca ter sido líder de audiência, o canal foi responsável por apresentar várias bandas e artistas ao público brasileiro. Sua influência na cultura pop foi enorme e vários de seus programas ainda são lembrados por muitos saudosistas do canal.

Neste artigo, veremos alguns dos programas mais marcantes da MTV Brasil. Vamos relembrar uma época em que a MTV se importava com a música, ao contrário da atual, que foca em reality shows de pegação.

Acústico MTV

Apesar de ser mais lembrado pelos álbuns lançados, o Acústico MTV foi um programa de grande importância para diversas bandas. Vários artistas recuperaram o sucesso através do Acústico. Ao longo dos anos 90, as bandas dos anos 80 já estavam perdendo o fôlego e se tornando associadas à década anterior. Com isso, o Acústico MTV trouxe essas bandas para um novo público e um novo sucesso. Titãs e Capital Inicial são exemplos de bandas que ressurgiram com força depois de desplugar os instrumentos.

Banner do Amazon Music Unlimited Plano Família no tamanho 730x100

Um fato curioso foi o Chalie Brown Jr. Por ser uma banda dos anos 90, seria mais provável terem feito um “Ao Vivo MTV”, como fizeram os Raimundos; no entanto, a banda foi ousada ao adaptar seu som ao formato acústico.

Tenho ótimas lembranças do Acústico MTV, pois meu interesse pela música foi muito influenciado pelos álbuns lançados. Lembro-me que a cada ano aguardava com ansiedade para saber quais novos acústicos seriam lançados.

Top Top

Apresentado pelos VJs Marina Person e Leo Madeira, o Top Top trazia diversas curiosidades do mundo da música por meio de uma lista top 10. Temas como os melhores solos de guitarra, lendas urbanas da música e os roqueiros mais excêntricos eram uma ótima forma de conhecer alguns artistas e suas histórias.

Acredito que o Top Top tenha sido meu programa preferido no início dos anos 2000. Era muito bom conhecer aquelas histórias e, até mesmo, assistir a alguns clipes antigos que não eram exibidos frequentemente no canal.

Piores Clipes do Mundo

Em um canal onde o principal produto são os clipes musicais, é de se imaginar que a MTV nunca iria criticar um clipe. No entanto, foi um jovem de 20 anos que subverteu essa lógica. Marcos Mion apresentou a fase gloriosa dos “Piores Clipes do Mundo”, um programa onde ele analisava detalhes de clipes toscos.

O programa foi um verdadeiro sucesso, levando à mudança de Mion para a Band, onde passou a apresentar o “Descontrole”, uma espécie de “Piores Clipes do Mundo” com o elenco do Pânico na TV.

“Os Piores Clipes do Mundo” foram responsáveis por zombar de diversos clipes, especialmente os clipes do Supla, o “papito”. Isso também ajudou Supla a ser apresentado a uma nova geração, que felizmente soube levar na esportiva e surfar em cima do sucesso do programa.

Covernation

O retorno de Marcos Mion à MTV Brasil se deu no programa Covernation, uma batalha de bandas covers, programa de auditório e “Qual é a Música?”. A anarquia característica dos programas “Piores Clipes do Mundo” e “Descontrole” estava presente no programa.

Foi no Covernation que surgiu o Mionzinho, o cover do Mion, fazendo jus ao nome do programa. Outras figuras também surgiram nesse programa, como o tiozão do Quiz.

Para quem curte covers, o programa era muito interessante de se assistir, pois as bandas eram testadas de diversas formas, algumas até bizarras.

Disk MTV

Talvez tenha sido o programa principal da MTV Brasil, pois diariamente atualizava a lista dos 10 melhores clipes do dia. Antes do Twitter e das hashtags, a forma de votar nos clipes era ligando para o telefone fixo (!) para impulsionar o clipe favorito às primeiras posições.

Confesso que não era meu programa favorito, pois na época eu preferia bandas desconhecidas (influência do Tony Hawk’s Pro Skater) e os clipes pop e modinhas sempre estavam entre os 10 mais votados. Ainda assim, apareciam alguns clipes bacanas.

Hermes e Renato

Apesar de não ter relação direta com música, Hermes e Renato foi um verdadeiro sucesso. Surgido em 1999 como um quadro no programa Voz MTV, logo no ano seguinte, o grupo ganhou seu próprio programa. O quinteto formado por Fausto Fanti, Bruno Sutter, Felipe Torres, Adriano Pereira e Marco Antônio Alves subverteu o formato de programas de comédia da época.

Banner do Amazon Music Unlimited Plano Família no tamanho 730x100

Escrachado, tosco e cheio de palavrões, Hermes e Renato foi responsável por diversos personagens icônicos, como os próprios Hermes e Renato (paródias da pornochanchada dos anos 70), Massacration (a melhor banda de metal do mundo!), Boça e Joselito.

Rockgol

Não tinha clipes e ninguém cantava, mas jogavam bola! Ou quase! Imagine reunir bandas e cantores solos em um campeonato de futebol. Pois é, deu muito certo. Com a narração de Paulo Bonfá e comentários de Marco Bianchi, o Rockgol era uma mistura de pelada de fim de tarde com comédia.

Bonfá e Bianchi não perdoavam os pernas de pau quando cometiam as jogadas mais idiotas do mundo, além de criarem ótimos apelidos para os jogadores/artistas.

Banner do Amazon Prime no tamanho 320x100

Gordo a Go-Go

O talk-show no Brasil foi inaugurado com Jô Soares. Se você tivesse um gordo no canal, também pensaria em criar um talk show com João Gordo. O vocalista dos Ratos de Porão já havia apresentado outros programas anteriormente; dessa vez, ele foi o “Jô Soares Punk” da MTV, com direito a mesa e sofá de entrevistas.

Foi no “Gordo a Go-Go” que surgiu um dos melhores momentos da TV brasileira. Em 2003, João Gordo entrevistou Dado Dolabella (quem teve essa ideia!?) e, durante as gravações, Dado pegou uma machadinha e quebrou a mesa do Gordo, inclusive acusando-o de trair o punk! Esse programa não foi ao ar, e numa época em que a internet engatinhava, o máximo que sabíamos era por meio de sites de fofoca. Felizmente, alguém vazou esse vídeo e pudemos ver esse momento clássico da MTV.

15 Minutos

Para muitos, o “15 Minutos” foi o começo do fim da MTV Brasil, pois deixou um pouco a música de lado para focar no humor. O programa (de 15 minutos!), apresentado por Marcelo Adnet e Kiabbo, trazia paródias de músicas, imitações e humor cotidiano.

O “15 Minutos” foi um sucesso, ganhando inclusive mais tempo e apresentando Adnet ao mundo da comédia.


A MTV Brasil (a verdadeira; recuse imitações!) foi um marco que moldou toda uma geração. Em uma época em que os canais eram todos iguais, com jornais, novelas e futebol, a MTV falava a língua do jovem e dava voz a ele. Deixe nos comentários quais eram seus programas favoritos da saudosa MTV Brasil.

Banner do Amazon Music Unlimited Plano Individual no tamanho 730x100

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *