Palheta Não! 7 Guitarristas Que Tocam Sem

Descubra o mundo dos guitarristas que tocam sem palheta. Conheça as figuras que desafiaram a tradição, como Mark Knopfler, Jeff Beck e outros que desenvolveram estilos únicos usando apenas os dedos.

A imagem de um guitarrista é icônica. Muitos deles optam por guitarras Fender Stratocaster ou Gibson Les Paul e usam palhetas. Entretanto, nem todos seguem essa tradição à risca. A escolha de não usar uma palheta é altamente pessoal e pode ser motivada por costume, preferência por um som distinto ou mesmo um maior controle ao tocar.

Aqui, apresentaremos uma lista de guitarristas que tocam sem palheta e desenvolveram estilos únicos de tocar.

Banner do Amazon Prime no tamanho 730x100

Mark Knopfler

Mark Knopfler é amplamente reconhecido por seu estilo de tocar sem palheta. Influenciado por gigantes da guitarra como Chet Atkins e Merle Travis, além de inspirações do Country, Knopfler dedilha as cordas usando o polegar e os dedos indicadores e médios. Essa técnica confere a ele um controle minucioso sobre as notas e os tons produzidos.

Sua abordagem única envolve o uso dos dedos para dedilhar e o polegar para tocar as cordas graves, possibilitando a criação de linhas de baixo pulsantes enquanto executa acordes e melodias nas cordas agudas.

Jeff Beck

Jeff Beck, infelizmente falecido em janeiro deste ano (2023), foi um mestre da guitarra que preferia usar os dedos em vez de uma palheta. A despeito de ter usado palheta no início de sua carreira, Beck adotou a técnica de tocar sem palheta a partir dos anos 80. Nesse estilo, ele frequentemente usava o polegar para tocar as cordas, enquanto os outros dedos interagiam com o tremolo da guitarra, criando um efeito sonoro incrível.

Wes Montgomery

Wes Montgomery, um lendário guitarrista de jazz, era conhecido por tocar com os dedos, criando linhas de guitarra suaves e melódicas. O que torna seu estilo notável é o fato de que ele utilizava apenas o polegar para tocar as cordas. Essa escolha surgiu de uma necessidade prática, já que ele costumava praticar à noite, e o uso do polegar gerava um som suave que se encaixava perfeitamente com o jazz.

Edgard Scandurra

Edgard Scandurra é o representante brasileiro nessa lista. Sua forma peculiar de tocar também inclui tocar guitarra de destro virada ao contrário, já que é canhoto. Com isso, as cordas graves, que normalmente estariam na parte superior, ficam na parte inferior. Scandurra sempre tocou sem palheta, seguindo o exemplo de seu irmão, que também não utilizava palhetas, e herdou essa técnica dele.

Lindsey Buckingham

Lindsey Buckingham, guitarrista e vocalista da banda Fleetwood Mac, utiliza os dedos e as unhas para tocar. Ele costuma usar o polegar e os dedos médio e anelar, influenciado por ícones como Chet Atkins e Scotty Moore. Segundo ele, essa foi uma das maneiras de tocar que ele se sentiu mais confortável para criar seus sons e também para se aproximar de um som mais folk.

Derek Trucks

Derek Trucks, conhecido por sua atuação na Tedeschi Trucks Band e também por seu trabalho anterior na Allman Brothers Band, foi influenciado por músicos como Duane Allman e o guitarrista de blues Elmore James, ambos conhecidos pelo uso frequente do slide. Trucks adota uma guitarra afinada em Mí aberto (Open E) e incorpora slides de vidro em seu estilo de tocar, aprofundando sua conexão com o blues.

Hubert Sumlin

No mundo do blues, é comum os guitarristas não usarem palhetas, e Hubert Sumlin não fugia dessa tradição. Ele frequentemente utilizava o polegar e o indicador (a técnica fingerstyle) para tocar, criando sons bem marcantes. Fortemente influenciado pelo Delta Blues, um estilo do sul dos Estados Unidos, Hubert era conhecido por sua abordagem e técnica única aos slides e vibratos, que variavam entre suaves e agressivos.

E você, conhece outros guitarrista que costumam tocar sem palheta? Deixa aí nos comentários.

Banner do Amazon Music Unlimited no tamanho 320x100

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *